segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Muito obrigado pelo convite

Há alguns anos atrás, fui convidado, pelo então Delegado de Turismo do Estado de São Paulo, Eduardo Tsukamoto, a participar como fotógrafo de uma tropeada pelo antigo Caminho Paulista das Tropas, saindo de Itararé com destino a Sorocaba.
Confesso que, na época, o Tropeirismo era para mim apenas uma referência histórica importantíssima para nossa formação, tanto cultural quanto como país, pois muitas cidades foram fundadas por tropeiros. Entretanto, pensava que Tropeiros e Tropeirismo faziam parte de nosso passado.
Nessa tropeada é que fui conhecer o Cruz e entender o que eram os novos Tropeiros e o Tropeirismo atual, que considero o mais importante movimento de Resistência Cultural em ação no Estado de São Paulo.
Nessa nova era da globalização, que tende a uniformizar os costumes dos povos, fomentar a cultura tradicional de nosso Brasil não é tarefa fácil.
Por isso, sou um grande admirador do trabalho que desenvolve o Museu do Tropeiro e seu fundador e Diretor, Isael Cruz e é para mim uma honra poder escrever nesse espaço virtual por ele criado.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário